Você já deve ter ouvido falar de persona. Mas você sabe o que é? Mais importante do que isso: você sabe quem é a persona do seu vídeo? Bom, para saber a resposta a essa pergunta, preparamos um texto completo e bem explicadinho. Confira agora.
Lembra lá no passado quando o marketing tradicional falava que, para criar uma campanha de vendas, era preciso saber quem era o nosso público-alvo? Veja um exemplo: “Mulheres, de 25 a 30 anos, graduadas, com renda própria e pertencentes às faixas de renda A e B”. É uma descrição genérica e um tanto superficial. Pois bem, com a chegada do marketing digital, esse conceito evoluiu para a figura da persona.
Mas, então, o que é persona? Calma. Antes de mais nada, você precisa saber que existem dois tipos distintos de persona: a Buyer Persona e a Brand Persona. A buyer persona é como se fosse uma pessoa com todas as características de um cliente real. Mas atenção: enquanto o público-alvo era abrangente, a buyer persona é mais específica. Vamos ver um exemplo: “Mariana tem 27 anos, é formada em comunicação e trabalha como gerente de marketing em uma grande empresa. Mesmo com sua rotina atribulada, tem vida saudável e faz exercícios de duas a três vezes por semana. Gosta do sentimento de exclusividade e pagaria mais por produtos premium”.
Já a brand persona é a personalidade da sua marca. É a forma como ela se expressa, é o tom de voz, ou seja, é a “cara” da sua marca. Pergunte a si mesmo: se a minha marca fosse uma pessoa, como ela seria? Pra você entender melhor esse conceito, vamos pegar um case de sucesso: a Netflix. Para conversar com seus seguidores, a famosa plataforma de streaming criou uma brand persona. Essa persona é como se fosse um atendente. Além de oferecer os melhores programas, utiliza uma comunicação totalmente focada no interesse e na linguagem do público. Posicionando-se contra transfobia e outros preconceitos, a rede de streaming é divertida, engraçada, companheira e uma das marcas queridinhas dos brasileiros.
Para ajudar você a criar a sua persona, preparamos alguns exercícios interessantes.
Dicas para criar sua buyer persona
Para criar a sua buyer persona, existem 5 passos importantes. Em primeiro lugar, colete os dados dos seus clientes reais. Para isso, faça perguntas a esses clientes, por meio de entrevistas e questionários. A terceira etapa é uma das mais importantes: analise os dados coletados. Você precisa tabular os dados e identificar padrões nas respostas. Agora sim, chegou a parte boa: estruture a persona! A partir da sua análise, a persona vai ganhar vida, com nome, rosto e características próprias. O ideal é criar até, no máximo, 3 personas. Por último, compartilhe a persona com a sua equipe de marketing. Agora, todo mundo deve pensar na persona o tempo todo.
Dicas para criar sua brand persona
A melhor forma de começar a pensar sobre quem é a sua brand persona é juntar a sua equipe e começar um brainstorm. Faça perguntas como: se a nossa marca fosse uma pessoa, ela seria homem ou mulher? Seria loira, negra, alta ou baixa? Onde ela gosta de ir? O que ela gosta de assistir? Como ela fala? Ela é amiga, educativa ou zombeteira? Crie frases típicas dela. Monte uma cartela com todas essas informações e procure uma foto de uma pessoa que represente a sua persona. Use a criatividade!
Agora que você já sabe o que é persona, que tal desenhar o perfil da sua buyer persona? Aproveita e faz o da sua brand persona! Você vai ver que só de fazer esse exercício, já vai te ajudar muito na hora de escrever um roteiro, preparar um vídeo ou fazer uma apresentação para um cliente. Tá esperando o quê? Mãos à obra! Capricha na sua persona e depois conta pra gente o resultado. Deixe aqui nos comentários! 😊