Sempre que começa um curso de audiovisual, a primeira pergunta que os alunos fazem é: “O que eu preciso para ser um filmmaker?”. Essa é uma pergunta complexa, pois ser filmmaker é muito mais que apertar o rec da câmera e sair por aí filmando.
Se você tá começando a carreira de filmmaker e também tá cheio de dúvidas, preste atenção nesta lista que preparamos com os 5 passos para se tornar um filmmaker.
Passo #1: Conheça o mercado
O primeiro passo, sem dúvida, é você fazer uma pesquisa de mercado. Para isso, visite os sites e canais das principais produtoras, converse com profissionais que já atuam na área. Hoje em dia, com o Google, é possível conhecer os principais trabalhos, estilos e tendências dos principais filmmakers do Brasil e do mundo.
Além disso, é importante você conhecer o perfil de clientes da sua cidade ou região. Essa, na verdade, é a dica mais importante. Quais são as empresas que contratam os filmmakers? São pequenas, médias ou grandes? Varejo, atacado ou corporativo? Qual segmento que tá bombando? Casamento, moda, beleza, alimentos ou saúde?
Com todas essas informações valiosas em mãos, você poderá traçar um plano de ação e focar toda sua energia na prospecção de clientes que realmente valem a pena.
Passo #2: Aprenda filmmaking
Se você quer ser um bom filmmaker, obviamente, precisa aprender tudo sobre filmmaking, ou seja, o processo de fazer um filme. Estude tudo sobre câmeras, lentes, luz, movimentos, planos, enquadramentos, som, edição e pós-produção.
Mas, agora, uma dica importante: para aprender filmmaking, você tem três caminhos. O primeiro é aprender na prática, colocando a mão na massa. Ou melhor: na câmera. Testar, errar, aprender, acertar. O segundo é aprender com profissionais mais experientes. E o terceiro é fazer um curso de audiovisual. Mas tem que ser um curso bem completo, onde você tenha a oportunidade de conhecer todas as etapas do processo, trocar ideias com outros alunos e desenvolver todas as suas habilidades.
Passo #3: Estude muito
Uma das principais características de um bom filmmaker é a curiosidade. Assista filmes, séries, videoclipes, publicidade e vídeos no YouTube. Entenda que cada um desses formatos possui características próprias e que exigem determinada linguagem.
Estude também outras disciplinas que estão, indiretamente, ligadas à arte de filmar: fotografia, desenho, artes plásticas, literatura e todo tipo de arte que agregue algo ao seu trabalho. Abra sua cabeça e mantenha sempre viva essa sede de aprender tudo.
Passo #4: Monte um portfólio
Agora que você já estudou bastante o mercado, estudou tendências e estilos e virou um expert em filmmaking, chegou o grande momento: mostrar seu talento ao mundo.
Antes de mais nada, você precisa produzir. Se você não tem equipamentos, empreste. Ou alugue. Junte seus amigos, um cuida da câmera, outro da luz, outro do som e outro da edição. Outra saída é ver se alguma produtora de vídeo aceita voluntários para fazer parte da equipe em algum projeto. Mesmo que nesses primeiros jobs você não seja bem remunerado, pelo menos terá alguns filmes para colocar no portfólio.
Bom, primeira fase concluída: você produziu muitos filmes. Agora vem a pergunta: onde divulgar? É muito comum os filmmakers exibirem seus trabalhos em plataformas como YouTube ou Vimeo. O YouTube é mais popular, por ser do Google. Já o Vimeo é mais profissional, focado em jobs. O ideal é ter o portfólio nos dois sites.
Outra nova opção para divulgar o seu trabalho é a Vitrine de Audiovisual.
Passo #5: Faça networking
Finalmente, chegamos ao último passo: desenvolver uma rede de contatos. Você já estudou muito, já aprendeu muito e já montou um portfólio bacana. Mas ainda tem um “pequeno” problema: ninguém te conhece no mercado e ninguém sabe o que você faz.
É hora de sair do seu mundinho e botar a cara na rua. Aqui vale a máxima: “Quem não é visto não é lembrado”. Por isso, participe de eventos, faça cursos e workshops. Você também pode participar de grupos do facebook e do WhatsApp de profissionais do audiovisual. E não se esqueça: aonde você for, leve sempre seus cartões de visita.
Pronto! Seguindo esses passos, você já estará preparado para encarar o mercado. Mas muita calma nessa hora! A jornada só está começando! Um filmmaker jamais para de estudar e aprender. Por isso, fique ligado aqui nas nossas dicas incríveis!