Saudações, filmmakers! Hoje vamos falar de um assunto importantíssimo na hora de produzir o seu filme: o roteiro audiovisual. É o roteiro que vai nortear toda a sua produção, o que você vai dizer, o que você vai filmar e o que o seu público vai ver.
Por isso, nós da Master Shot Escola de Cinema e Audiovisual preparamos uma lista com cinco dicas essenciais para você redigir o seu roteiro audiovisual. Confira agora:
Dica n°1: Conheça seu cliente
A primeira dica é conhecer a empresa ou instituição para a qual você está criando um roteiro. Para isso, você precisa saber tudo sobre a marca: histórico, missão, visão, valores e, principalmente, qual é o DNA da empresa, ou seja, a sua personalidade.
Dica n°2: Entenda seu produto
Em seguida, você precisa conhecer o seu produto ou serviço. Quais são os diferenciais do seu produto / serviço? Para que serve, como usar, quais as diferentes opções, quais as vantagens em relação aos produtos do concorrente? E, agora, as perguntas mais importantes: como o seu produto vai beneficiar a vida das pessoas? Quais necessidades ele vai atender? Por que escolher o seu produto e não outro?
Dica n°3: Conheça sua persona
Chegamos à dica mais importante: qual é o público que você quer atingir? Antes de sair escrevendo o seu roteiro desesperadamente, você precisa estudar a sua persona: do que ela gosta, do que não gosta, quais são suas preferências, como é o jeito dela de falar (mais formal ou mais informal). Lembre-se: a sua persona é quem manda. É ela quem vai nortear todo o roteiro. Afinal, é ela quem vai comprar ou não a sua ideia.
Dica n°4: Defina sua mensagem
É muito comum assistirmos a vídeos no YouTube ou na TV que se perdem no que estão dizendo. Querem falar tudo em um comercial de 30 segundos ou em um vídeo de 1 minuto do Instagram. Por isso, é importante você definir a sua mensagem principal. Que mensagem você quer passar para a sua persona? E se tiver diversos argumentos de venda a comunicar, o ideal é fazer um vídeo para cada assunto.
Dica n°5: Saiba qual é o seu canal
A nossa quinta e última dica é sobre o canal ou meio de divulgação. O filme que você está roteirizando será divulgado num blog, nas redes sociais ou em um evento corporativo? É importante você saber a resposta à essa pergunta, pois o local em que a sua persona vai ver o seu filme faz toda a diferença. Se for enviado pelo WhatsApp, o filme precisa ser curto e direto. Já em uma convenção, ele pode ser mais completo.
Estas são as dicas de hoje para você que quer ingressar no mundo maravilhoso dos roteiros. Curtiu? Então compartilhe, comente e fique ligado aqui no blog da Master Shot Escola de Cinema e Audiovisual para mais dicas incríveis para filmmakers.